Como vencer o sono após o almoço

Como vencer o sono após o almoço, com atitudes que dão mais energia e distraem o organismo, deixando-o mais ativo.

É comum que após o almoço tenhamos vontade de descansar um pouco e até dar aquela cochilada para relaxar. Entretanto, não é uma boa ideia e ainda pode impedir que você mantenha a produtividade no período da tarde.

Muitas pessoas não conseguem vencer o sono após o almoço, e uma das principais causas é a própria alimentação. Você sabia que, por exemplo, não se pode ingerir muitos carboidratos e alimentos muitos gordurosos, uma vez que provocam o aumento de peptídeos intestinais? Isso acaba causando o sono, a preguiça, o cansaço, evitando que você fique ativa. Por isso mesmo que é recomendado que o almoço seja leve, com saladas e bastante proteína para lhe dar energia e disposição para continuar o dia.

E essa é apenas uma dica de como vencer o sono após o almoço. Nós trouxemos mais para você, então, continue lendo aqui no Manual de Saúde!

Minimizando os efeitos

Já foi comprovada a importância de se alimentar adequadamente a fim de evitar a indisposição e preguiça, e o inchaço do estômago. Tenha noção de que o sono virá de qualquer forma, uma vez que vai ser o momento em que você se sentirá mais relaxada e estará ingerindo comida, e não estará trabalhando ou se sentindo pressionada, frustrada com a rotina de trabalho. Entretanto, é possível minimizar os efeitos!

Vamos fazer exercícios?

Uma das formas de diminuir o efeito do sono logo após o almoço é fazendo exercícios físicos leves. E um dos mais recomendados, que pode enganar o sono e proporcionar mais energia é a caminhada. Então, se precisar comer fora, vá andando, de modo que na volta aconteça a digestão e mantenha o corpo em movimento.

A atividade física provoca diversas mudanças em nosso organismo e pode ser muito benéfica se for realizada de maneira adequada.

Como vencer o sono após o almoço

Vamos conversar?

Quem tem uma rotina agitada e horário de almoço contado, nem sempre é possível tirar um tempo para relaxar e esticar as pernas. Na maioria das vezes, o horário de almoço é curto, justamente para voltar ao trabalho o quanto antes.

De todo o caso, é muito válido conversar após o almoço. Além de enganar o sono, mantém o corpo acordado. Converse com colegas de trabalho, ligue para alguém da família. O importante é conversar e distrair o corpo. Aliás, falando nisso, não se deve comer e ir direto para o computador, ou ir direto para o sofá ou uma cadeira. Dependendo da posição, só faz com que o sono chegue mais rápido e com maior intensidade.

Vamos evitar o café?

Outra dica que pode lhe assustar é acerca do café. É comum que as pessoas gostem de tomar uma xícara de café após o almoço, justamente para dar aquela acordada. Entretanto, pode ser que essa ideia não seja tão inteligente assim, já que demora cerca de minutos para a cafeína fazer efeito no organismo. E nessa meia hora é quando a sonolência se instala por completo. Portanto, pode ser “um tiro no pé”.

Vamos relaxar?

Não temos tempo para descansar e cochilar logo após o almoço. Se o objetivo é vencer essa resposta do organismo, um passo valioso é não se desesperar. É preciso conhecer o seu corpo e descobrir quais são as atitudes e ações que podem diminuir a sonolência e quantos minutos demora a passar esse efeito.

Cada organismo é único, logo, não se desespere. Reconheça que terá um período do dia em que se sentirá menos produtivo, e que isso é normal. Dessa forma, com sua aceitação, é mais fácil lutar contra a vontade de cochilar!

Outras dicas para vencer o sono após o almoço

Em resumo, para vencer o sono após almoço você deve:

  • Pôr o corpo em movimento, com leves exercícios;
  • Conversar para distrair o organismo;
  • Entender que tomar café não resolve;
  • Relaxar e entender que nesse momento é normal sentir sono;
  • Cheirar algo cítrico;
  • Fazer as atividades laborais da tarde em etapas;
  • Subir escadas;
  • Hidratar-se;
  • Ser determinada.

Viu? Com essas dicas é possível vencer o sono após o almoço e manter a sua produtividade em alta. Não se esqueça de mudar a sua alimentação e ter uma rotina mais saudável!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.