Como se comportar numa entrevista de emprego

Como se comportar numa entrevista de emprego, com dicas para ser bem avaliada sem precisar mentir e se prejudicar.

A qualquer instante alguém passa por uma entrevista de emprego. Pode ser assustador e tranquilo ao mesmo tempo. Com certeza você já deve ter passado por uma e, querendo ou não, muitos pensamentos passaram pela sua cabeça ao responder as perguntas dos recrutadores. Por outro lado, muitos não sabem nem como iniciar ou como se comportar diante de uma entrevista de emprego.

Você sabe se comportar numa entrevista de emprego?

Este é um dos principais desafios de qualquer adulto: saber responder, saber se portar e ter consciência de suas próprias falas, afinal, o que mais acontece é não ter lógica ou apresentar falta de raciocínio para algumas respostas.

Já está chegando o fim do ano e pode ser que você queira procurar um novo emprego, melhorar a recolocação profissional e impedir a estagnação. Portanto, esse é o momento perfeito para se concentrar no envio de currículos. Após isso, é só esperar, ansiosamente, o contato do recrutador para uma entrevista.

E se você já está nesta fase, que tal saber como se comportar numa entrevista de emprego?

Confira algumas dicas que valem ouro!

Primeiro passo: seja você mesmo

Quando se quer muito aquele emprego, é normal que muitas pessoas tendem a aumentar o seu currículo ou responder as perguntas de forma exagerada, mentindo sobre si mesmo ou sobre suas ações para que consiga o emprego.

E isso é uma perda de tempo. De verdade. O recrutador fez diversos treinamentos para entender melhor o entrevistado e ainda descobrir quando há algum deslize, testando sempre o indivíduo. Por isso, seja você. Não esconda, não omita, não falte com a verdade.

Como se comportar numa entrevista de emprego

Desde o momento que você sentar na recepção as pessoas já estarão analisando o seu comportamento, suas vestimentas, seus gestos e sua fala. Não adianta tentar ser algo que não é.

Segundo passo: atente-se para as redes sociais

É também bastante comum que o recrutador dê uma olhada em suas redes sociais. E isso pode ser bom e ruim. Bom porque ele te conhecerá melhor e ruim porque pode ver coisas que não se alinham com a cultura da empresa.

Imagine que você goste de ir para o bar, curtir e se divertir, e o recrutador pergunta se você bebe, e você responde que não. Não fará nenhum sentido. Portanto, evite expor demais o corpo nas redes e evite postar fotos que fomentarão estereótipos e julgamentos antes mesmo de chegar ao processo de entrevista.

Terceiro passo: pesquise a empresa

Preste bem atenção: o objetivo da entrevista é conhecer melhor seu possível empregado, logo, não se deve puxar o saco e falar do tanto que já ouviu do local. Entretanto, é necessário sim fazer sua lição de casa e conhecer melhor a empresa, como anos de mercado, sua área, reclamações, investimentos, e assim por diante. É interessante buscar dados para você identificar os motivos que levariam você a trabalhar lá, pois com certeza terá uma pergunta dessa.

Assim, não estará indo totalmente cego e estará preparado para as perguntas relacionadas àquele ambiente de trabalho.

Quarto passo: não seja uma estátua

Por mais difícil possa parecer e por mais ansioso você possa estar, não se pode, em nenhum momento, permanecer estático, sem expressar nenhuma emoção, seja de raiva, felicidade ou curiosidade.

Algumas perguntas podem ser difíceis, mas devem ser respondidas da forma que você achar melhor. Mostre sua reação com bom humor e não fique parado esperando pela resposta. É hora de mostrar quem é você! Lembre-se de que não existe nenhuma resposta certa ou errada, pelo contrário, há diversas interpretações.

Diante de uma entrevista de emprego, mesmo que seja impossível, é recomendado manter a calma e trabalhar com a respiração para diminuir o nervosismo. É apenas mais um teste para definir perfis e determinar se está apto ou não para trabalhar lá.

Um resumo de dicas de como se comportar numa entrevista de emprego

  • Seja você mesmo
  • Cuidado com redes sociais
  • Pesquise sobre a empresa
  • Movimente-se
  • Seja pontual
  • Seja comunicativa
  • Mantenha olhares firmes
  • Sente-se corretamente
  • Cuide da linguagem corporal
  • Não minta

Então, respire e boa sorte!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.