Como malhar grávida

Dicas de como malhar estando grávida. Saiba que você pode malhar grávida com permissão médica e acompanhamento.

Quando a mulher fica sabendo que está grávida, a excitação e ansiedade começam a tomar conta dela. Afinal, daí a poucos meses, um novo bebê estará pronto para viver uma vida nova.

Um bebê é sinônimo de felicidade e muito desespero ao mesmo tempo, porque a grávida deve tomar muitos cuidados para que a gestação seja um sucesso e para o bebê não nascer prematuro.

Uma das principais dúvidas das mulheres é se elas podem malhar grávidas. A resposta é sim e não, porque dependerá do seu caso.

Como assim?

Primeiramente, você mantém uma rotina de exercícios físicos, seja musculação ou outros exercícios aeróbicos? Se sim, o seu corpo já está acostumado e você pode continuar malhando após a liberação médica. Obviamente que as atividades devem ser mais leves e menos intensas, principalmente se você não tem costume em malhar pesado.

Por outro lado, dependendo do seu caso, você não será permitida a realizar exercícios físicos, então se tiver risco do parto ser prematuro, tiver placenta prévia, pré-eclâmpsia e sangramento persistente nos primeiros meses, você deve apenas repousar e garantir que a gestação seja calma.

Mas, fazer exercícios físicos estando grávida, é bom?

Sim, e muito. Os benefícios são muitos, antes e depois da gravidez. Quanto mais o seu corpo estiver acostumado com os exercícios físicos, mais rápido ele voltará ao seu peso normal após o parto. Saiba que para você voltar à sua rotina física, é preciso a liberação médica e também dependerá do tipo de parto que você tenha feito.

Como malhar grávida

Alguns benefícios da atividade física para grávidas são:

  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Melhora a postura;
  • Diminui as dores da região lombar;
  • Fortalece os músculos, inclusive os da região abdominal, principalmente se você quer fazer parto normal;
  • Agiliza a recuperação após o parto;
  • Diminui o cansaço e a fatiga;
  • Os riscos de diabetes gestacional são reduzidos;
  • Evita complicações obstétricas;
  • Mantém o corpo saudável;

Como malhar grávida

Geralmente, os exercícios que mais são recomendados para as futuras mamães são os aeróbios não intensos para não deixar a gestante desconfortável ou provocar algum machucado no feto internamente. A hidroginástica é um ótimo exercício físico porque não oferece atrito e ainda proporciona maior relaxamento.

A musculação pode ser feita, entretanto, é essencial que a gestante avise o personal trainer para que o planejamento do treinamento seja feito conforme a capacidade da grávida. Assim, diminui-se o impacto, as cargas, para que as formas do corpo sejam mantidas.

Tanto a ioga e o pilates, além da caminhada também são alguns exercícios físicos que as grávidas poderão realizar, mas é de suma importância que a obstetra libere a gestante para a prática da atividade física.

Para quem realizará o parto normal, os exercícios podem ser feitos até o final da gestação, porém, é imprescindível que a grávida tenha acompanhamento médico e de um preparador físico para indicar a frequência da atividade física.

Após o parto, todo o seu esforço valerá a pena, porque será ainda mais fácil recuperar o corpo que você tinha antes.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.