Como evitar a osteoporose

Dicas de como evitar a osteoporose ingerindo alimentos e praticando exercícios físicos indicados contra o problema.

A osteoporose é um problema que afeta os ossos, deixando-os mais suscetíveis a fragilidades e quebras. A formação óssea se dá no momento em que somos concebidos, onde a ingestão de vitamina D e de cálcio deve ser muito grande, por isso que o leite materno é essencial para o crescimento saudável dos ossos e das crianças, eventualmente.

As mulheres, infelizmente, com o passar do tempo e principalmente após a menopausa, perdem a proteção contra essa fragilidade óssea por conta da diminuição da produção de estrógeno, comum entre elas. Assim, o risco da osteoporose é muito maior para as mulheres que para os homens.

É necessário controlar os índices de vitamina D e cálcio a todo momento da vida, desde o começo até o fim, justamente para prevenir qualquer tipo de consequência proveniente do desenvolvimento dos ossos.

A fim de prevenir a osteoporose, existem alguns cuidados práticos para você fazer no seu dia a dia, como se alimentar corretamente, com alimentos ricos em cálcio e vitamina D. A prática regular de exercícios físicos é essencial. Fumar e beber em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio no organismo. Aliás, ingerir muito sal ou cafeína tende a ser errado, porque diminui a quantidade de cálcio e vitamina D presentes em nosso sistema.

E é importante que você tome sol por, no máximo, 15 minutos por dia, sem ser no horário de pico, das 10hs às 15hs.

Como evitar a osteoporose

Fontes de cálcio

Com o objetivo de evitar a osteoporose, você precisa cuidar da saúde e da sua alimentação, consumindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D. As fontes de cálcio mais conhecidas são:

  • Leite desnatado ou integral, iogurte, coalhada, ricota, queijos em geral;
  • Cereais;
  • Brócolis, espinafre, agrião, salsão, couve manteiga, mostarda, quiabo, taioba;
  • Sardinha em lata;
  • Feijão, grão-de-bico, soja;
  • Gergelim, orégano, hortelã, semente de girassol;
  • Azeitona verde;
  • Gelatina;
  • Chocolate;

Exercícios físicos que previnem a osteoporose

Existem alguns exercícios que podem fortalecer os ossos e evitar também a perda óssea, principalmente nos idosos e mulheres que já passaram da menopausa.

Os exercícios físicos mais recomendados são:

  • Caminhada
  • Dança
  • Corrida
  • Musculação
  • Tênis

Tenho osteoporose, o que devo fazer?

Em primeiro lugar, é preciso verificar a gravidade do seu problema, porque será preciso ingerir alimentos que contenham vitamina D e cálcio. Inclusive, é extremamente normal você receber suplementos vitamínicos para deixar os ossos mais fortes.

Em segundo lugar, é ainda mais comum você ficar mais fraca, podendo cair constantemente, levando a quedas graves e fraturando os ossos. A recuperação é ainda mais lenta, porque os ossos estão muito fragilizados e fracos mesmos. Sendo assim, é importante que você evite as quedas:

  • Não utilize sapatos desconfortáveis, como o salto alto. Prefira solas antiderrapantes;
  • Utilize uma bengala para casos mais graves e se a idade for avançada;
  • Não deixe tapetes na sua casa;
  • Prefira caminha sobre a grama evitando pisos;
  • Deixe um telefone sem fio sempre perto de você para não se atrapalhar na hora de atendê-lo;

Cuide bem dos seus ossos e evite ser acometida por este problema tão desconfortável.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.