Como evitar o estresse

Dicas para evitar o estresse e viver melhor na correria do dia-a-dia, seja no trânsito, no trabalho e em diferentes locais.

O estresse é um dos sintomas mais comuns e diários que aflige os brasileiros. Como vivemos uma rotina muito caótica e apressada, não temos tempo de assimilar os motivos que podem estar causando o estresse, que por sua vez pode provocar dores de cabeças e uma baixa no sistema imunológico, e até queda de cabelos.

O problema principal é o cotidiano. As pessoas estão tão atarefadas e tão apressadas que às vezes o próprio corpo não consegue acompanhar. Esse nervosismo, quando em excesso, costuma atingir até mesmo nos pequenos problemas diários, fazendo com que a pessoa fique estressada o dia inteiro por situações pequenas e insignificantes. Mas, você pode evitar o estresse sim, se mudar seus hábitos e comportamentos diários.

Como evitar o estresse

Alimentação

Quando o corpo e a mente ficam estressados, o organismo também reage. É nessa hora em que temos que perceber se estamos nos alimentando corretamente a fim de evitar um desgaste interno, provocando cansaço para realizar as tarefas, uma vez que falta energia para isso. Sendo assim, incluir nas refeições nutrientes ricos como as vitaminas, carboidratos e proteínas, já ajudam o corpo a se preparar para o dia inteiro.

Exercício físico

Não é de hoje que sabemos os benefícios dos exercícios físicos para o corpo. Quando praticamos atividades físicas, a adrenalina é liberada, deixando o corpo mais relaxado, e assim, diminuindo o estresse. Além disso, praticar exercícios depois de um dia estressante ajuda a se distrair e liberar outros hormônios relacionados ao bem-estar físico e mental.

Rir

Se você quer evitar o estresse, nada mais fácil do que rir. Vários estudos já comprovaram a eficácia do riso para combater o estresse e o nervosismo, porque quando nós rimos, a endorfina é liberada, dando a sensação de bem-estar e de prazer, estimulando o relaxamento dos músculos.

Dormir

Quando estamos estressados, dificilmente conseguimos dormir bem. Essa privação de sono pode acarretar em  malefícios no organismo, inclusive aumentando o grau de estresse. Então, você deve descansar a mente e o corpo, tendo uma noite de sono frequente e constante.

Organização

Com a rotina agitada temos diversas coisas para fazer ao longo do dia e nem sempre conseguimos cumprir com a agenda. Isso é um fator que pode levar ao estresse, principalmente se não conseguimos terminar uma tarefa ao mesmo tempo em que começamos outra. Tenha prioridades na vida e faça as tarefas na ordem. Ser organizado é conseguir eliminar o que você tem de fazer diariamente.

Respirar

Diante de uma situação estressante você deve respirar, inalando o ar calmamente e expirando-o devagar para acalmar os batimentos cardíacos e pensamentos nervosos e estressantes. Se você respirar por dez vezes seguidas, bem profundamente, já verificará a diminuição do estresse na mente e fisicamente.

Estar perto de pessoas que são otimistas e evitar pessoas que possuem energias muito negativas, são outras dicas para evitar o estresse e levar uma vida mais leve. Acima de tudo, você deve viver cada dia como se fosse único, então, não deixe o estresse comandar a sua vida. Respire fundo e relaxe mais.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.