Como combater a prisão de ventre

Saiba como combater a prisão de ventre cuidando da alimentação e praticando atividades físicas regularmente.

A prisão de ventre tende a deixar o indivíduo muito irritado e de mau humor, afinal, o que acontece com o nosso organismo reflete diretamente no modo que tratamos as outras pessoas e realizamos as nossas tarefas.

A prisão de ventre é denominada quando o intestino e está preso e você tem dificuldades de evacuar, seja por constipação, má alimentação ou até mesmo o sedentarismo, que provoca fezes mais duras.

Para que você possa combater a prisão de ventre, você precisa tomar alguns cuidados e fazer alterações na sua alimentação, como veremos logo a seguir.

O primeiro fato que você precisa rever é acerca da quantidade de vezes que você vai ao banheiro. Muitas pessoas acham que se você não for ao banheiro todos os dias, o seu organismo pode ficar mais lento e poderá desenvolver doenças e infecções. Se você já ouviu alguém falar isso, saiba que o ideal é ir todos os dias, mas não obrigatório. Caso você vá menos de três vezes ao banheiro, a prisão de ventre tende só aumentar, por isso que é importante mudar a alimentação e aumentar os movimentos peristálticos do intestino.

Alimentação

A alimentação é o principal problema que acomete a prisão de ventre. Como, na maioria das vezes, temos uma vida agitada, não prestamos atenção no que comemos.

Como combater a prisão de ventre

Os alimentos industrializados e aqueles ricos em açúcar são péssimos para o organismo, porque além de serem pobres em fibras, são os principais motivos de doenças relacionadas ao estômago. Então, o que você deve fazer é mudar a sua alimentação para incluir mais alimentos que contenham fibras, de preferência naturais, como as frutas, alimentos integrais e carboidratos fortes, que não é o caso do pãozinho francês.

Obviamente, o que você precisa entender é que você não precisa fazer nenhuma restrição alimentar, mas sim, incluir alimentos que sejam mais saudáveis para a sua saúde e organismo, inclusive para o intestino.

A prisão de ventre pode desenvolver uma enfermidade mais grave conforme a idade avança, por isso que é recomendado cuidar desde cedo e tentar reverter o caso.

Exercícios físicos

Como já dito, o sedentarismo é um fator preocupante, porque como você não realiza movimentos nem exercícios físicos, a tendência é fazer com que as fezes fiquem estacionadas no caminho do intestino, deixando você indisposto e mal-humorado. Os movimentos peristálticos são essenciais para que você evacue com certa frequência, por isso a importância dos exercícios físicos para combater a prisão de ventre.

Hidratação

Faça um experimento: quando estiver com prisão de ventre, beba muita água enquanto realiza uma caminhada. Você perceberá que com essa simples ação e combinação (água + caminhada) faz com que você tenha mais facilidade de evacuar, uma vez que a água amolece as fezes, melhorando o trânsito intestinal.

E se você acha que tomar laxante pode ser uma boa ideia, está muito enganado. O laxante é para casos extremos, mas não é totalmente descartado. Só saiba que não é recomendável tomar por mês mais de três laxantes, porque deixa o organismo muito desidratado e desregulado.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.