Como aumentar a autoestima

Como aumentar a autoestima trabalhando a sua linguagem corporal, conquistando a você mesma e valorizando sua vida.

A autoestima é um sentimento que pode ser extremamente importante para viver um dia de cada vez sem pressa, sem negativismo ou pessimismo. Entretanto, não é tão fácil mantê-la no poder, devido às frustrações, ilusões e mais um pouco.

Com isso em mente, temos que encontrar formas de aumentar a autoestima e deixá-la no poder para acreditarmos mais em nosso potencial e para não nos preocuparmos com os julgamentos dos outros. E mesmo que seja difícil buscá-la dentro de nós, é interessante manter-nos motivados para encontrarmos meios de nos conhecermos melhor e desenvolvermos a nossa identidade.

O quão importante é a autoestima?

A autoestima é responsável em nos guiar para decisões conscientes. Não podemos ser hipócritas e acreditar que a autoestima também não é responsável pela prepotência e ignorância de certas pessoas que chegam a ser narcisistas. Entretanto, uma boa dose de autoestima permite que nos aceitamos do jeito que somos e ficar de bem com isso.

A autoestima é uma verdade que jamais sairá do seu lado. É como se fosse uma verdade absoluta: contanto que você acredita em sua identidade, em sua força, em sua beleza, você será invencível. A autoestima ajuda a vencer aqueles dias de chuva, aqueles dias tristes e até aqueles comentários desnecessários. Ela também promove aquela alegria, aquela força de vontade para acordar em um dia nublado ou sair em uma noite de sexta, ao mesmo tempo que lhe dá coragem para seguir seu coração e seu próprio desejo, mesmo se for para ficar em casa e assistir Netflix, por exemplo.

Então, respondendo à pergunta: é, a autoestima é muito importante e muito valiosa.

Como aumentar a autoestima

Mas, é preciso prática, treino e uma associação diária para conhecer melhor você todos os dias e ser feliz consigo mesmo. Portanto, se quer dicas para aumentar a autoestima, preste atenção nos passos abaixo.

Aposte na linguagem corporal

Diversos estudos, conduzidos em muitos países, comprovaram que a linguagem corporal é responsável em provocar uma resposta mais consciente ao cérebro diante de decisões e escolhas difíceis, inclusive para estabelecer limites, falar “não” e também saber ouvir o “não”. Logo, mantenha a postura reta, evite cruzar os braços e sempre olhe nos olhos das pessoas.

Mesmo que a linguagem corporal seja intuitiva e inconsciente, na maioria das vezes, repare que algumas posturas podem ser mudadas, por isso a necessidade de treino e uma percepção muito mais abrangente do seu corpo.

Aposte na conquista

A conquista deve ser um exercício diário para se conhecer. É isso mesmo. A fim de aumentar a autoestima é necessário se autoconquistar. De nada adianta ter um relacionamento com outra pessoa, se nem ao menos se conhecer.

Por isso que a autoestima está vinculada diretamente com o amor próprio. Precisamos gostar de nós, merecemos encontrar nossos gostos, temos a obrigação de aceitarmos a nossa personalidade e, mais importante, de respeitar o nosso corpo e os outros.

Aposte no relaxamento

Não é de hoje que temos a necessidade de sucumbir à pressão do dia a dia, afinal, tudo parece ser para ontem. Apesar disso, é relevante ter um tempo só seu, viajando, relaxando, comprando, saindo, dormindo, o que for.

Relaxar também faz parte do dia a dia. E o seu corpo e mente precisam de cuidados diários para ficarem preparados para qualquer obstáculo que poderemos encontrar pelo caminho.

Para aumentar a autoestima, também são válidas as seguintes dicas:

Tome cuidado com quem você se relaciona: escolha amigos fiéis e deixe para lá aqueles que não lhe agregam nada;

Valorize e respeite seus gostos, desejos e vontades: ninguém tem o direito de criticar suas escolhas e decisões, muito menos lhe obrigar para fazer algo;

Aceite aqueles dias ruins: ter autoestima não quer dizer que você não terá dias ruins, pelo contrário, esses dias também ajudam a colocar a cabeça no lugar e conhecer melhor nossas angústias e sentimentos. É normal, e é saudável.

O mesmo vale para os erros: precisamos errar para acertar.

Então, como aumentar a autoestima?

Numa leitura sintetizada, podemos concluir que, para aumentar a autoestima você deve: 

  • Apostar na linguagem corporal
  • Relaxar
  • Ter pessoas que somam para a sua vida
  • Valorizar seus gostos
  • Valorizar seus desejos
  • Valorizar suas vantagens
  • Tolerar dias ruins

Vá em busca da sua autoestima e amor próprio!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.