Braços definidos e musculosos: dicas de como conseguir

Dicas de como conseguir braços definidos e musculosos, com exercícios específicos, e aliados à uma alimentação adequada.

Não é de hoje que a sociedade impõe certos padrões físicos. O interessante é notar como esses padrões mudam com o tempo, ora é “bonito” ser sequinho, ora tonificado, ora cheinho. Seja como for, muitas pessoas não aceitam o próprio corpo por conta desse estereótipo que é sempre divulgado e influenciado pela mídia.

Ao mesmo tempo em que existe essa neura por um corpo que será “aceito” pela sociedade, há outras pessoas que veem isso como uma oportunidade de mudar de vida, um empurrão para começar a academia e transformar sua rotina em uma qualidade de vida muito melhor. E um dos objetivos de muitos brasileiros e, principalmente, homens, é ter os braços definidos e musculosos.

Além de serem atributos físicos que tendem a chamar a atenção, já que estão acoplados nos músculos superiores, os braços são membros muito utilizados, o que alimenta ainda mais a vontade de exibi-los fortes e saudáveis. Entretanto, independentemente de qual região será trabalhada, é preciso saber que a tonificação vem com o tempo e virá ainda mais rápido se houver uma alimentação muito balanceada.

Sem mais delongas, descubra neste artigo do site Manual de Saúde, como ter braços definidos e musculosos já!

Respeite o treino: dica número 1

Para ter esses braços tonificados, é recomendado que você faça exercícios localizados, mas que respeitem o treino, isto é, não faça os mesmos exercícios com a mesma carga e intensidade todos os dias, uma vez que os músculos necessitam de recuperação. Logo, intercale treinos que trabalhem separadamente os bíceps, os tríceps, e assim por diante.

É válido dar um intervalo de um ou dois dias após o treino de musculação. Por isso que é clássico treinar um dia os músculos da perna, enquanto no outro, os braços.

Dicas para conseguir braços definidos e musculosos

Se manter o ritmo, treinando de duas a três vezes por semana, você terá um aumento de massa muscular, diminuirá a gordura na região e os resultados serão visíveis a partir da oitava semana já.

Exercícios tradicionais: dica número 2

Se para ter um glúteo definido e musculoso, o agachamento é a salvação, para os braços também têm alguns exercícios clássicos que merecem, e muito, a sua atenção.

Vamos a eles:

Elevação lateral-frontal: com um halter (determine o peso conforme a recomendação de um personal), levante os braços na lateral do corpo até os ombros e volte lentamente. Faça de 15 a 20 repetições em cada série (3 séries);

Rosca direta simultânea: flexione os cotovelos, com as palmas da mão para frente. O objetivo é elevar os antebraços. Faça de 15 a 20 repetições em cada série (3 séries);

Rosca martelo simultânea: nesse exercício, as palmas ficarão voltadas para o corpo, na lateral. Os cotovelos ficarão flexionados também. Faça de 15 a 20 repetições em três séries. A rosca concentrada unilateral também é recomendada. Ela é um exercício individual, para cada braço.

Tríceps: o objetivo neste é levar o peso até a testa, com as palmas para a frente. É ideal que fique deitado, de barriga para cima. De 15 a 20 repetições;

Tríceps banco: com ajuda de um banco ou cadeira, é necessário segurar o corpo apenas com os braços, flexionando o joelho. O exercício tríceps francês unilateral também é super recomendado.

Descanso no treino de braços

Como é recomendado fazer sempre três séries de cada exercício, não se esqueça de separar um intervalo de 30 segundos entre as séries, para descansar, hidratar o corpo e já se preparar para a próxima.

Não se pode ter braços definidos e musculosos sem pensar no cuidado ao ingerir alimentos saudáveis para o seu organismo. Logo, evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, além de alimentos industrializados e fast foods. Invista em proteína magra e gordura boa, como ovos, castanha e assim por diante.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.