Benefícios do tomate

Confira quais são os benefícios do tomate. Ele tem propriedades que facilitam o retardamento do envelhecimento da pele.

É fruta ou vegetal? É ainda curioso como o tomate continua sendo comido, pela maioria dos brasileiros, como se fosse um vegetal. Assim, comemos junto com a salada. Atualmente, é muito visto que os pais estão educando as crianças a levarem para o lanche da escola alimentos mais saudáveis, inclusive o tomate.

O tomate traz muitos benefícios para a saúde e o principal deles está ligado ao retardamento do envelhecimento da pele e o modo como as células se renovam em nosso corpo. Por ser um forte antioxidante, o tomate recicla as células mortas para que a pele se torne mais macia e suave. Além disso, esse fruto vermelho e arredondado tem ativos anticancerígenos por conter grande quantidade de licopeno, atuando na cadeia dos radicais livres.

O câncer é uma doença que destrói qualquer família. Mesmo que existam tratamentos específicos, os mesmos agridem muito o organismo e a aparência física da pessoa, deixando-a ainda mais fraca e dependente. Sendo assim, ainda não foi encontrada uma cura comprovada, mas o tomate, por exemplo, pode ajudar a prevenir essa doença.

Benefícios do tomate

Por conter antioxidante e fitonutrientes, como o licopeno, o tomate já foi cobaia de estudo para indicar a prevenção contra o câncer. É possível alterar o desenvolvimento das células cancerígenas no organismo, protegendo o corpo. O tomate combate a maioria dos cânceres, como o de próstata, pâncreas e de pulmão.

Mais benefícios do licopeno, presente no tomate

Por o tomate ter licopeno, os benefícios giram em torno desse nutriente. A ação antioxidante em junção com as vitaminas C, A e E, faz o tomate ser excelente para controlar o nível de colesterol no sangue. Com isso, o risco de doenças cardíacas também é reduzido.

Outra vantagem é sua ação contra a degeneração macular, muito comum em pessoas idosas. Por causa do licopeno, o tomate também tem ativos anti-inflamatórios, deixando o nosso sistema imune.

O tomate também é ótimo para o coração, como já foi dito, afinal, ele melhora a circulação sanguínea, pois acrescenta maior quantidade de oxigênio na corrente sanguínea, evitando o aparecimento de doenças cardíacas.

A fruta tem altas taxas de potássio, sendo assim, para a saúde dos ossos ela é excelente, nos prevenindo de diversas doenças ósseas. O potássio também previne a hipertensão arterial e problemas digestivos. É comum ter uma deficiência desse nutriente, porém deve-se ficar atento para conseguir evitar patologias médicas.

Se você é diabético, saiba que para controlar os níveis de açúcar no sangue, é preciso uma reeducação alimentar para alimentar-se corretamente. O tomate é rico em mineral que auxilia na regulação do açúcar.

Além de todos esses benefícios, o tomate também diminui o risco da doença de Alzheimer, por atuar no sistema neurológico de forma eficaz, evitando a degeneração.

E por último, o benefício que muita gente espera que o tomate tenha é a ajuda no emagrecimento. Por ter poucas calorias, o tomate pode ser adicionado em sua dieta para conseguir perder peso saudavelmente. Que tal comer tomate hoje no almoço ou como sobremesa? Fica a dica.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.