Benefícios do sushi para a saúde

Benefícios do sushi para a saúde, uma comida japonesa que faz bem ao coração, e aos sistemas digestivo e circulatório.

A comida japonesa já caiu no paladar do brasileiro. Uma das melhores formas de reunir os amigos e comer bem é indo a um rodízio japonês. É claro que o preço não é tão atrativo assim, porém, é uma das saídas mais requisitadas atualmente. Literalmente, é uma culinária muito peculiar e deliciosa.

Para os amantes de comida japonesa, comer peixe cru virou uma ação rotineira e prazerosa. É difícil se acostumar no começo, devido ao nosso paladar estar tão acostumado com os sabores e temperos da comida típica brasileira. Porém, se der uma chance (algumas, por sinal), pode ser que encontre o motivo por muitos conhecerem e continuarem gostando dessa gastronomia oriental.

Mas foquemos em nosso objetivo aqui. Um dos pratos mais pedidos e tradicionais dessa culinária é o sushi que, nada mais é o peixe cru ou grelhado (ou outro vegetal) enrolado com arroz (típico japonês) e alga marinha. Para muitos, pode soar estranho, porém, a combinação é muito bem-vinda!

Independentemente se você gosta ou não de comida japonesa, saiba que o sushi traz inúmeros benefícios para a saúde e, consequentemente, ao nosso organismo. E já vamos lhe dizer o porquê.

Benefícios do sushi para a saúde

Continue lendo e descubra mais sobre as vantagens de adicionar o peixe cru em sua dieta e refeições diárias!

Coração

Comecemos pelo o órgão mais importante do corpo humano: o coração. E um dos males que afeta esse órgão tão precioso é o colesterol alto, que não é nem um pouco atrativo para pessoas adultas que não possuem uma rotina regrada de exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Benefícios do sushi para a saúde

Pois bem. Saiba então que o sushi tem uma propriedade muito importante: ômega-3, o qual é composto por ácidos graxos, principais responsáveis em limpar as artérias e eliminar o colesterol ruim do organismo. Isso quer dizer que o sushi previne doenças cardíacas e promove uma qualidade de vida muito elevada.

A ação do sushi vai além. Ele também pode ajudar a prevenir derrames e controlar a pressão arterial do indivíduo, acelerando o nosso metabolismo e facilitando a oxigenação dos órgãos.

Sistema digestivo

Seguindo para um sistema tão importante quanto os outros, o sistema digestivo pode ser um grande amigo do sushi. O motivo é simples. Ele possui propriedades que ajudam no trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.

Além disso, o sushi, por ser feito tradicionalmente de peixe cru, tem em sua composição gordura boa e proteína de ótima qualidade, o que acaba favorecendo no surgimento de novas células e eliminação daquelas que não estão funcionando tão bem. O grande objetivo, nesse caso, é conseguir (e, de quebra, permitir) que tenhamos uma metabolização de energia muito maior. Então, com o sushi ficamos mais fortes e concentrados.

Sistema circulatório

Indo para um outro sistema, o sushi também pode atuar favoravelmente no sistema circulatório, principalmente se soubermos o quanto de ferro ele possui. Para quem não conhece, o ferro é um nutriente essencial que é protagonista na circulação sanguínea. E quanto mais ferro tivermos (claro, em dosagem recomendada), mais oxigenação e maior será a circulação do sangue em nosso organismo.

O ferro serve para produzir mais glóbulos vermelhos que, por sua vez, são a chave para se ter um organismo saudável e bonito, tanto por dentro quanto por fora. Cabelos, unhas, tom de pele, são melhorados quando o ferro está agindo corretamente em nosso corpo.

Outros benefícios do sushi

Deu para perceber que o sushi é um alimento muito recomendado para ser utilizado em nosso dia a dia. E para quem ainda está se perguntando se há mais benefícios oriundos desse alimento, saiba que ele tem ação imunológica, uma vez que possui propriedades chamadas antibacterianas, que podem proteger o organismo contra doenças, resfriados e melhorar a ação cicatrizante.

Esses são alguns dos benefícios do sushi para a saúde. Que tal experimentar ou continuar se alimentando com ele? Coma com moderação e delicie-se com esse prato típico da culinária japonesa!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.