Benefícios do leite para a saúde

Confira os benefícios do leite para a saúde. O leite é rico em cálcio, faz bem ao coração, à saúde bucal e ao organismo.

Não é de hoje que sabemos o quanto o leite pode trazer ótimos benefícios para o nosso corpo. Afinal, tendo uma grande quantidade de cálcio, esse alimento é o primeiro alimento que comemos quando nascemos, sendo assim, é de vital importância que não nos esquecemos do leite quando crescemos também, principalmente se você tem deficiência de cálcio ou vitamina D.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do leite para o nosso organismo, recomendamos que você continue lendo este artigo.

Por que devemos ingerir cálcio?

Se você não sabe, o cálcio é um nutriente essencial para a formação dos ossos, sua manutenção e fortalecimento durante toda a nossa vida. A fim de evitar a osteoporose, condição que deixa os ossos mais fragilizados, devemos ter quantidades ideais de cálcio no organismo.

Não é à toa que o principal alimento dos bebês é o leite, justamente para ajudar no desenvolvimento do corpo. Aliás, quando crianças, se não beber leite ou ingerir cálcio o suficiente (por meio de derivados do leite, por exemplo), a probabilidade de ocorrer fraturas de ossos é maior. O mesmo vale para a cicatrização de machucados, levando mais tempo para sarar porque o fluxo de cálcio é pouco.

Leite faz bem para o nosso coração

Mesmo que seu principal benefício seja para os ossos, o leite contém quantidade significante de potássio e magnésio, os quais funcionam como vasodilatadores, reduzindo a pressão sanguínea e, consequentemente, aumentando o fluxo de sangue no nosso organismo.

Leite é beneficente à saúde

Isso quer dizer que as doenças cardíacas e vasculares podem ser evitadas a partir do consumo de leite. Se você é ainda uma pessoa estressada, convém reparar que o leite pode reduzir o estresse e evitar a sobrecarga no órgão mais vital do organismo.

Leite para a saúde bucal

Você sabia que o leite protege os esmaltes dos dentes? É isso mesmo. O líquido quando entra em contato com a superfície dos dentes, forma uma barreira contra as bactérias e substâncias ácidas, evitando que as gengivas fiquem fracas e ocorra qualquer tipo de decomposição das estruturas do dente.

Hidratação com o leite

Pode reparar que o leite é um dos compostos mais comuns de hidratantes e cremes para o corpo. Isso porque ele tem propriedades calmantes, suavizando a pele e deixando-a mais renovada e delicada. Você irá perceber, inclusive, como a pele ficará mais macia após a hidratação com leite.

Faz bem para o organismo

Um dos benefícios bastante conhecidos do leite é aliviar os sintomas da gastrite, porque é capaz de reduzir a acidez do estômago. Além disso, o leite ajuda a absorver melhor as vitaminas e minerais de outros alimentos, facilitando o transporte dos nutrientes para todo o nosso organismo. Inclusive, o leite é uma proteína que é excelente para fortalecer o nosso sistema imunológico.

O leite é um dos alimentos que deveria ser consumido todos os dias para evitar problemas referentes à saúde do corpo, como a osteoporose, principalmente. Por isso, inclua o leite em suas refeições, principalmente no café da manhã, e tenha mais saúde.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.