Benefícios do frango para a saúde

Confira os benefícios do frango para a saúde, curiosidades sobre ele e uma receita deliciosa com carne de frango.

“Canja de galinha não faz mal a ninguém”

Segundo o USDA ( Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ),100 gramas de frango é o equivalente a 215 calorias, aproximadamente 18 gramas de proteína, 15 gramas de gordura, 4 gramas de gordura saturada, 75mg de colesterol, 11mg de cálcio, 0,9mg de Ferro, 20mg de magnésio, 147 mg de fósforo, 189mg de potássio, 70mg de sódio, 1,3mg de zinco.

Em relação às vitaminas, são elas: vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A, vitamina E, vitamina D e vitamina K.

Como se vê, o frango é detentor de muitas vitaminas, mas a preferência é com relação aos cortes do peito, porque as quantidades de gordura saturada e colesterol contidas no alimento são menores quando comparados aos outros cortes, como coxa e sobrecoxa.

Curiosidades sobre o frango

A cerca de 8000 a.C, teriam surgido as galinhas que tinham a função de coletoras de restos deixados pelos humanos na limpeza das aldeias.

Foi na Índia que a canja de galinha teria surgido, porém, no Brasil, tornou-se popular, pois era um dos pratos preferidos de Dom Pedro II.

A receita da canja de galinha foi inventada na Índia e recebeu nome de “Kanji”, mas logo popularizada pelos portugueses, já que era um dos pratos preferidos de Dom Pedro II. Canja veio do nome do prato indiano “kanji”.

Em média a produção de ovos no Brasil chega à casa de 13,6 bilhões de ovos por ano e uma curiosidade com relação à cor dos ovos é a cor das galinhas: as pretas e marrons produzem ovos beges já as brancas produzem ovos brancos.

Antigamente, no surgimento do frango, as quantidades excessivas de carne e ovos foram utilizadas em sistemas de troca. 

No Brasil, as primeiras galinhas teriam surgido em 1532 por Martim Afonso de Souza para a Capitania de São Vicente.

Já como alimento, as aves surgiram no sudeste asiático por volta de 6000 a.C.

Os maiores produtores do alimento são Brasil, China e Estados Unidos, que chegam a produzir cerca de 43 milhões de toneladas do alimento anualmente.

Benefícios do frango para a saúde

No abate do frango são processados a cartilagem, ossos moídos, cabeça e pés que são utilizados na produção de embutidos como a salsicha, a mortadela, entre outros.

Benefícios do frango para a saúde

Para a pele, cabelos e unhas: o frango contém proteínas que auxiliam na formação do material genético, DNA, RNA e até nos músculos, além de colaborar com a manutenção e renovação das células.

Para o humor e um sono saudável: as proteínas contidas no frango colaboram para a formação de enzimas que influenciam no bom humor, na concentração e na qualidade do sono, além de conterem ferro e fósforo.

Contra o colesterol: por conter proteínas, vitaminas e minerais dentre elas niacina, vitamina B3, é um alimento aliado ao combate ao colesterol alto, principalmente o peito do frango que possui em média 57mg de gordura.

Para o sistema respiratório: a carne de frango é rica em vitamina B3 e por esse motivo auxilia na dilatação de vasos sanguíneos, permitindo também que os ossos fiquem mais fortes.

Para a tireoide: a carne de frango é rica em selênio, que baixa os níveis de T3 não permitindo que a deficiência deste componente possa comprometer os hormônios da tireoide.

Receita de escondidinho de frango

Ingredientes

  • 2 peitos de frango bem desfiado
  • 4 sachês de tempero pronto em pó (sabor de sua escolha)
  • 2 latas de molho de tomate pronto
  • 1 lata de milho verde
  • 1 cebola pequena bem picadinha
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) bem cheia de margarida
  • 1 kg de batata
  • 1 embalagem grande de requeijão (embalagem para culinária)
  • 500 g de mussarela ralada
  • pimenta a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

Após desfiar o frango, separe-o em uma panela média e refogue com margarina, cebola e alho. Acrescente o frango e misture bem com o molho e o tempero em pó, a pimenta, o sal e mexa bem.

Depois, acrescente o milho, mexa e reserve. Enquanto isso faça um purê com as batatas – reserve.

Em uma assadeira funda coloque o frango, o requeijão, o purê e a mussarela por cima pra gratinar em fogo médio e pré-aquecido a 180 graus por dez minutos.

Está pronto! Rende em média 10 porções.

Bom apetite!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.