Benefícios do bacon

Benefícios do bacon para a saúde, um alimento gorduroso que surpreende quando o assunto é fazer bem ao organismo.

Sabe-se que os alimentos ditos como gordurosos não fazem bem à saúde. Entretanto, é necessário desmistificar essa teoria, uma vez que é muito relativo trazer essa possível verdade à tona. Na verdade, tudo que é excesso pode ser prejudicial ao organismo, assim como muitas fibras, muito carboidrato, muito doce, muito sal e assim por diante.

Logo, é preciso que o corpo entre em equilíbrio e que possamos nos alimentar adequadamente para que nosso metabolismo não seja afetado negativamente. Dito isso, saiba que alguns alimentos gordurosos podem sim, agregar positivamente ao nosso corpo. E um alimento que chama muita atenção e que muita gente ama é o bacon!

Você sabia que o bacon pode trazer benefícios para nós? Apesar de ter uma gordura excessiva, ele faz parte de um rol de alimentos que possuem gordura boa, que aquecem o organismo, promovem saciedade e ainda nos dão energia e disposição. Não é à toa que é um dos ingredientes do café da manhã americano.

É claro que é preciso prestar muita atenção na hora de compor suas refeições. Como comentado, tudo em excesso é perigoso. E com o bacon não seria diferente. Portanto, seja prudente e não exagere.

Por que o bacon traz benefícios?

Um dos principais componentes do bacon é o ácido oleico. Sabe o azeite? Então, ele também é composto por esse ácido. E, geralmente, esse ácido graxo está associado ao bom controle da pressão arterial e é visto como um ótimo aliado para o coração.

Além disso, quase a metade de uma fatia de bacon é composta por gordura saturada que, se ingerida moderadamente, pode ser benéfica para o organismo como um todo.

Outro aspecto que vale consideração é acerca do valor nutritivo do bacon. Se você não sabe, apenas 100g de bacon é capaz de adicionar ao metabolismo os componentes essenciais para o seu dia. Nessa quantidade, é possível ter: proteína animal, vitaminas do complexo B, selênio, fósforo, sódio, ferro, zinco, potássio e magnésio.

Benefícios do bacon

Agora que você já sabe a resposta, conheça os reais benefícios de se adicionar o bacon em seu café da manhã (junto com ovos e uma boa xícara de café sem açúcar!).

Expectativa de vida

É provável que você queira viver por muitos anos, aproveitando a vida e colhendo os frutos que plantou durante toda a sua jornada. Você sabia que a niacina, mais conhecida como vitamina B3, é uma das responsáveis pelo índice de expectativa de vida? A niacina atua como forte protetora do coração, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda é uma excelente fonte para combater inflamações e infecções do corpo.

Não só isso, a niacina - que está contida no bacon - ajuda a estimular a produção de cálcio, fortalecendo os ossos e evitando que haja enfermidades. E para quem busca desintoxicar o organismo, a niacina também pode ajudar. Ou seja, é um elemento importantíssimo para o nosso organismo.  E como o bacon tem uma quantidade significativa de niacina, já foi comprovado que ele pode atuar na expansão da expectativa de vida.

Disposição

Quem é que não gostaria de ter um estoque de energia, disposição e animação durante todo o dia? Uma forma de combater o estresse, aliviar a frustração e manter seu índice de motivação sempre balanceado? Não que o bacon seja o alimento milagroso, mas, na verdade, ele é gorduroso e composto por colesterol que, ingerido de forma moderada, por trazer mais disposição e energia para o seu dia a dia.

Há pesquisas que indicam que o colesterol também ajuda a proteger a memória e diminuir a incidência de câncer.

Coração sadio

Comentamos que o bacon tem uma gordura boa e ácido graxo que auxiliam na manutenção arterial e na proteção do coração. Há também outro componente que ajuda mais ainda no fortalecimento do sistema imunológico e cardíaco: os nitratos. O óxido nítrico está contido no bacon e é responsável, por exemplo, em reabrir aquelas artérias que foram obstruídas durante um ataque cardíaco.

Quem diria que o bacon faria realmente bem à saúde?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.