Benefícios do abacaxi para a saúde

Benefícios do abacaxi para a saúde, uma fruta saborosa e refrescante, que ajuda na produção de colágeno e traz saciedade.

Num dia quente de calor, bem durante o verão, nada mais gostoso e refrescante do que se deliciar ao comer uma fatia gelada e madura de abacaxi. A fruta é amada por muitos brasileiros por sua ação revigorante, uma vez que é azedinha e ao mesmo tempo docinha! E como é uma fruta tropical, o abacaxi é um ótimo nutriente para o nosso organismo como um todo.

É claro que fica a pergunta: “Mas, pera aí, quais são então os benefícios do abacaxi para a saúde?”.

Bom, tudo começa pelo fato de o abacaxi ser uma excelente fruta com poder antioxidante, capaz de eliminar as toxinas do corpo e acelerar a regeneração celular. Porém, não é só isso. O abacaxi é uma fruta que pode ajudar na queima calórica e na manutenção do peso.

Chega de spoilers! Vamos conhecer cada benefício dessa fruta com calma?

Benefícios do abacaxi para a nossa rotina

Leia abaixo e já coloque em sua dieta e lista de compras essa fruta deliciosa!

Saciedade

Em primeiro lugar, você sabia que cada fatia de abacaxi tem, apenas, 50 calorias? Isso quer dizer que além de ter um índice calórico baixo, também pode ser um aliado muito grande no emagrecimento saudável. O abacaxi é composto por muita água, favorecendo a hidratação natural do organismo durante o dia e a fruta é uma rica fonte de fibras, o que evita ter aquela vontade de comer doces ou guloseimas à tarde.

Logo, o abacaxi permite que você tenha maior saciedade, principalmente se for consumido após o almoço ou no café da manhã. Ele proporciona energia e auxilia na digestão, ou seja, tem muitas utilidades!

Lembrando que, é necessário ser muito cauteloso ao ingerir a fruta em excesso, já que ela tem um vilão para quem busca emagrecer: o carboidrato. Então, é prudente que se coma com moderação!

Benefícios do abacaxi para a saúde

Anti-inflamatório

Diante da prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada, caracterizada por nutrientes bons para a nossa saúde, o abacaxi auxilia no momento pós-treino. É comum que haja lesões nos músculos ou dores constantes nas articulações, então é recomendado que se alimente bem após os treinos. Nesse sentido, o abacaxi pode ser o lanche! A fruta tem ação anti-inflamatória que atua diretamente na recuperação dos tecidos lesionados, motivando cada vez mais a regularização da prática de atividade física.

Produção de colágeno

Por essa pode ser que você ainda não esperava. O abacaxi é uma fruta refrescante que pode matar a nossa sede e até a nossa fome. Até aí tudo bem.

Entretanto, o abacaxi é uma fonte de vitamina C muito grande. Portanto, é um ótimo sinal para a pele e os fios de cabelo. O abacaxi tem nutrientes que aceleram a produção de colágeno no organismo, estimulando a eliminação dos odiados radicais livres (os quais podem dar uma aparência pálida, sem brilho e com marcas em nossa pele).

Já teve pesquisas que indicavam o quanto o abacaxi ajuda na melhora de acne, desaparecimento de rugas, provocando não somente a cicatrização de machucados como também o rejuvenescimento celular e hidratação constante na pele, principalmente do rosto.

Ácido ascórbico

Muitos podem estar se perguntando, o que seria o ácido ascórbico. Como falado no parágrafo anterior, o abacaxi é uma fruta repleta de vitamina C, ou seja, repleta de ácido ascórbico.

E para os mais leigos e queridos leitores do site Manual de Saúde, o ácido ascórbico é responsável em fortalecer o nosso sistema imunológico e tratar certas doenças e enfermidades, como gripes e resfriados. Não podemos nos esquecer que o ácido ascórbico pode prevenir o surgimento de câncer. E como também já dito anteriormente, o abacaxi é um excelente amigo para evitar o envelhecimento precoce da pele, por conta do alto índice de concentração de ácido ascórbico.

Os benefícios do abacaxi para a saúde são muitos. Afinal, não poderia ser por menos, já que a fruta possui muitos nutrientes essenciais para o nosso dia a dia. Além de vitamina C, o abacaxi contém vitaminas do complexo B, zinco e cobre, nutrientes estes que são fundamentais para um organismo saudável e jovem!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.