Benefícios da dança para a saúde

Conheça os benefícios da dança para a saúde, atividade física que ajuda corpo e mente a se tornarem mais fortalecidos.

A dança é um dos principais movimentos e atividade física que ajuda o corpo a se tonificar e também a diminuir o estresse e a ansiedade. Aquele velho ditado “quem dança os males espanta” não poderia ser tão real. Afinal, é comum observar o quão mais fácil seria se pudéssemos escapar dos problemas, da correria do dia a dia, do que exercitar a mente e o corpo e, de quebra, aprender a lidar com a rotina estressante.

E a dança é um dos pilares mais importantes para trabalhar em conjunto o corpo e a mente. Não é só pelo ato de movimentar-se e concentrar em passos de dança. Vai muito além. Por exemplo, com a dança você acaba tendo uma percepção muito maior da sua flexibilidade, do seu foco, da sua responsabilidade corporal, o que pode ajudar, e muito, no seu desenvolvimento interpessoal. Mas, antes de entrarmos nos benefícios da dança para a saúde, temos que conscientizar os leitores.

A dança é uma atividade física que requer certo aproveitamento do aluno, seja por prática diária ou por esporádicas vontades. Isso quer dizer que, independentemente do seu caso, é necessário que esteja apto para realizar atividade física. E muitos podem pensar que a dança só traz bem estar para o corpo, porém, há indícios e pesquisas que já demonstram o quanto a dança ajuda e aprimora a consciência corporal e cognitiva.

E é exatamente isso que veremos hoje. Vamos conhecer os principais benefícios da dança para a nossa saúde? E já se prepare. Após descobrir as vantagens de praticá-la, já estará dando uns passinhos para lá e outros para cá. Então, leia com atenção!

Benefícios da dança

Conheça abaixo os benefícios!

Acessibilidade

Essa vantagem pode ser um tanto quanto óbvia, entretanto, até as maiores certezas devem ser contempladas. A dança é uma das atividades físicas que permite que qualquer pessoa, de qualquer idade possa fazer. Seja criança, adolescente, adultos, mulheres, homens, grávidas e assim por diante. É claro que para cada idade ou para cada condição física existem limites, entretanto, é muito acessível.

Benefícios da dança para a saúde

Além disso, a dança pode ser praticada em casa, em academias, com colegas, aulas particulares e até aprender tutoriais e coreografias pela internet, por meio do Youtube. Ou seja, não tem como ficar parado e muito menos encontrar desculpas que não tem tempo para dançar!

Repetindo: qualquer pessoa, qualquer idade, qualquer lugar e em qualquer hora!

Tonificação muscular

Não tem como nós não falarmos desse objetivo. Muitas pessoas buscam a dança para controlar o peso, emagrecer e tonificar os músculos. E elas não estão erradas. Quando se aprende uma coreografia nova, por exemplo, muitas partes do corpo são necessárias para fazer determinado movimento e isso acaba, consequentemente, tonificando os músculos e deixando-os mais fortes e definidos durante a prática regular desse exercício.

O mais interessante é que com a dança você tonifica os músculos com prazer e diversão, uma vez que dança é arte! Então, os resultados são visíveis rapidamente.

Consciência corporal

Dois passos para a direita e depois dois passos para a esquerda, não tem como errar, não é mesmo? Pois bem.

É comum que tenhamos distrações no dia a dia e que até fujamos um pouco do nosso equilíbrio emocional quando há muitas tarefas a serem executadas em um curto espaço de tempo. Muitas vezes ficamos com as pernas, pés e mãos dormentes ou formigando porque nos esquecemos de alongar, movimentar e mudar de posição. E essas ações podem acarretar em problemas posturais, de respiração e, inclusive, deixar os ossos mais fracos.

Com a dança, a sua coordenação é aprimorada, sua consciência corporal é amplificada e seu equilíbrio é restaurado. Você terá mais noção do que pode ou não fazer. E não é apenas no sentido de ser mais flexível com o corpo, mas também com a mente. Quando se trabalha o corpo, a mente é a consequência direta mais atingida.

Logo, com a dança seus ossos e seu sistema imunológico tornam-se mais fortes e você acaba adquirindo mais confiança em relação ao próprio corpo!

Bem estar e autoestima

Imagine o cenário: você é tímida e precisa apresentar um trabalho ou precisa aprender a expressar seus sentimentos de uma vez por todas. Seria difícil? Se a resposta for sim, tenha em mente que a dança promove outro tipo de benefício não tão óbvio.

Um dos objetivos da dança é se soltar, aprender como que funcionam os movimentos corporais e trabalhar a concentração. A partir do momento em que a coreografia é aprendida, por exemplo, e você se preocupa apenas com você e não com a platéia ou passos errados, a sua autoestima é enriquecida. Um movimento puxa o outro e por aí vai.

Após um dia de trabalho estressante, a dança pode ajudar a liberar hormônios que promovam o bem estar. Com a dança, você aprende a trabalhar a linguagem corporal, o que ajuda a diminuir a sua timidez e insegurança ao falar em público ou sobre assuntos mais pessoais.

Deu para perceber que há muitos benefícios da dança para a saúde, e esses foram apenas alguns! Esperamos que tenham gostado de aprender um pouquinho sobre a importância e relevância de praticar essa atividade física tão prazerosa e relaxante!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.