Benefícios da carne vermelha

Benefícios da carne vermelha, um alimento rico em proteínas e minerais indispensáveis ao nosso organismo.

Quem nunca chegou em casa e teve uma baita vontade de comer “arroz, feijão, bife e batata frita”? Quase todo mundo, exceto os vegetarianos, não é? Pois é, a carne vermelha é um dos alimentos preferidos dos brasileiros, e não é de hoje.

Há quem diga que a carne vermelha faz mal e há quem diga que ela faz bem, mas, afinal o que é verdade? Confira na nossa postagem.

A carne vermelha e o equilíbrio

Segundo pesquisas, a carne vermelha possui benefícios, como proteínas, é uma ótima fonte de ferro e minerais, sendo parte de uma boa alimentação, logo o consumo desse tipo de carne faz bem, desde que seja consumido com equilíbrio, e não acima do comum, como de costume.

Logo a pergunta em questão não deveria ser a carne vermelha faz mal à saúde ou não, mas sim onde está o equilíbrio para consumi-la?

Recomendações e alertas sobre carne vermelha

Benefícios da carne vermelha

A recomendação diária para o consumo de carne vermelha é entre 100g e 120g, mas nem todos obedecem, nem sempre por negligência, mas pelo fato de cada pessoa possuir uma necessidade alimentar a mais que outra, e isso tem a ver com o peso, a altura e questões do metabolismo também.

Outro problema da carne vermelha está nas calorias e em seguida no excesso, pois ela possui bastante gordura saturada e o consumo demasiado pode contribuir para aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e também o colesterol.

Substituindo a carne vermelha

Por conta desses problemas, profissionais da saúde e nutricionistas costumam indicar o consumo de carnes magras como peixe e frango para manter uma alimentação saudável.

E sim, é possível substituir a carne vermelha por elas, já que ambas possuem quantidades calóricas menores e ainda ajudam na dieta para emagrecer.

O peixe é uma das melhores carnes para consumo, pelo menos duas vezes na semana, porque ao contrário da carne vermelha, ele reduz o risco de doenças relacionadas ao coração e ajuda a desenvolver o sistema nervoso, por conter ômega 3.

Já o frango também é boa opção de carne para se consumir diariamente, porque possui diversos tipos de vitaminas para o nosso corpo, inclusive as do complexo B, importantes para os nossos metabolismos e para manter bem algumas funções do sistema nervoso.

Alguns cuidados importantes

Ao ingerir peixe ou frango é preciso ter alguns cuidados importantes, como:

Retirar toda a gordura da carne

Alguns tipos de peixes e frangos acabam vindo com uns resquícios de gordura, que não são boas, inclusive para quem quer emagrecer, portanto, procure retirar toda a gordura que estiver na carne, mesmo que magra.

Cozinhar bem a carne

Mesmo que sejam carnes magras, elas acabam vindo com bactérias, além de algumas espécies que compõem essas carnes serem suscetíveis de contaminação por metal e lavar a carne com água corrente não elimina esses riscos.

O que elimina as bactérias maléficas para organismo, bem como o risco de alguma outra contaminação é a temperatura adequada para cozimento, portanto, seja peixe ou frango, procure cozinhar bem a carne bem, antes de temperar e comer.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.