Anabolizantes: verdades e mitos sobre o uso

Verdades e mitos sobre anabolizantes, substâncias que proporcionam resultados rápidos, porém, perigosos ao organismo.

A busca por um corpo perfeito pode trazer tantos, mas tantos problemas para o seu organismo e mente que o resultado pode ser letal. Não é de hoje que vemos o quanto algumas pessoas cultuam o corpo dos sonhos, querendo um corpo musculoso, chapado, com tanquinho e pernas grossas e bonitas.

O fato é: não tem nada de errado nisso, principalmente se você saber fazer exercícios físicos regularmente, ter uma dieta balanceada e, principalmente, ter paciência. Afinal, é necessário tempo, dedicação, comprometimento e muita seriedade para transformar seu corpo naquele padrão que tanto deseja. Entretanto, não é bem assim que acontece. As pessoas estão tendo muita pressa e falta de foco na hora de estabelecer uma rotina saudável. Querem tudo para ontem, para a última hora, tentando suprir o desejo o mais rápido possível.

É aí que mora o perigo. Afinal, “a pressa é inimiga da perfeição”. Geralmente, os indivíduos tendem a utilizar drogas, como os anabolizantes, de modo a conquistar um resultado mais rápido e visível em pouco tempo de uso. Só que, além de ser nocivo para o organismo, já que é uma droga, o anabolizante pode prejudicar outras partes do corpo, não só física.

Antes que você saia para ler outro texto, estamos aqui para falar verdades e mitos sobre o uso do anabolizante. Portanto, relaxe e tente descobrir, junto conosco, se o anabolizante traz algum benefício e quais são as principais ações prejudiciais ao seu uso!

O que é verdade e o que é mentira sobre anabolizante?

Verdades e mitos sobre anabolizantes

Está preparado? Vamos lá!

Usar anabolizantes pode matar?

E a primeira resposta é... SIM! Os chamados esteróides ou anabolizantes são drogas, como qualquer outra. Além de proporcionar uma dependência, ela pode trazer efeitos colaterais letais ao organismo, como o aumento da pressão arterial, desenvolvimento de inflamações, trombose e assim por diante.

Os adolescentes podem usar anabolizantes?

É nessa faixa etária em que o culto ao corpo perfeito fica mais evidente, devido à explosão de hormônios. Entretanto, mesmo que os adolescentes encontrem formas de usar anabolizantes, saiba que é ainda mais perigoso para essa idade, já que os efeitos colaterais são ainda mais visíveis. O organismo não consegue absorver, muito menos eliminar a droga eficientemente. Os danos são muito mais severos!

São só as mulheres que são afetadas pelos anabolizantes?

Opa, esse é um mito que precisa ser explicado já! Entenda um fato: quando as mulheres utilizam os esteróides, elas adquirem atributos físicos mais masculinos (inclusive uma voz mais grossa); enquanto os homens, quando fazem o uso, eles podem se tornar estéreis e ter um aumento no tecido mamário. Ou seja, para ambos, os efeitos colaterais são da mesma proporção perigosa.

É possível ficar mais agressivo após ingerir anabolizantes?

E como! Já foi comprovado que os anabolizantes e esteróides fornecem ao organismo, componentes que impedem a produção de serotonina, hormônio este responsável em controlar sentimentos diversos. Logo, uma briga, uma frustração demora mais para ser processada, levando a atos violentos e agressividade, principalmente em homens.

Os anabolizantes são usados para tratar doenças?

Por essa você não esperava, mas a verdade é que os anabolizantes podem atuam como reguladores de dois hormônios, GH (do crescimento) e testosterona. Portanto, se há pessoas que não desenvolveram ou possuem deficiência com algum desses hormônios, um médico especializado pode prescrever o uso dos anabolizantes por um certo tempo e em doses mínimas.

Anabolizantes e suplemento alimentar são a mesma coisa?

Muito pelo contrário, não poderiam ser mais diferentes um do outro. Afinal, o suplemento alimentar serve para balancear os nutrientes do corpo e proporcionar uma qualidade de vida muito maior ao indivíduo, suprindo a carência de alguns nutrientes. O suplemento pode, inclusive, melhorar a disposição, desempenho. Já os anabolizantes são sintéticos e trazem malefícios à nossa saúde.

Deu para perceber que os anabolizantes são um perigo, principalmente para os atletas, os quais são proibidos de fazer uso de qualquer substância que forneça vantagem competitiva. Mesmo assim, há pessoas, atletas ou não, que buscam essa alternativa para pegar um atalho mais curto a fim de obter resultados rápidos, porém prejudiciais.

Tome cuidado!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.