Alimentos ricos em Vitamina D

Confira diversos alimentos ricos em Vitamina D e passe a consumi-los diariamente para evitar problemas futuros.

É muito comum as pessoas serem medicadas com suplementos vitamínicos D. Seja por causa da não exposição ao Sol e ao fato de não ingerirem a quantidade ideal por dia desta vitamina. A incidência de problemas relacionados à falta de cálcio no organismo é muito comum, principalmente em jovens e idosos.

O que necessita ser compreendido é que não se deve nem ter a defasagem nem o excesso de vitamina D no organismo, deve ter a quantidade ideal para que o cálcio seja absorvido, o nosso sistema imunológico seja fortalecido, os nossos ossos sejam desenvolvidos corretamente e que as inflamações sejam algo passageiro.

Entretanto, o excesso de vitamina D no organismo pode provocar pedras nos rins e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Já a defasagem desse nutriente, deixa a nossa imunidade muito enfraquecida, aumentando, inclusive o risco de câncer, queda de cabelo e o raquitismo.

Antes que você opte em tomar um medicamento ou suplemento de vitamina D, recomenda-se optar em consumir alimentos ricos desse nutriente, para que a absorção seja feita de forma natural e espontânea pelo organismo.

Alimentos ricos em vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D

Ovo é rico em vitamina D

Um dos principais alimentos que contém vitamina D é o ovo, principalmente a gema, então consuma, pelo menos, um ovo por dia. Afinal, a quantidade diária que devemos tomar de vitamina D é de 600 IUs e só a gema tem 37 IUs. Se você gosta de suco de laranja, pode abusar muito desta bebida, uma vez que além de conter 150 IUs (200 ml) de vitamina D, possui muita quantidade de vitamina C, ótima para fortalecer o nosso sistema imunológico também.

Leite é rico em vitamina D

O leite é um dos principais alimentos que muitas pessoas sabem que contém Vitamina D, afinal, a tendência é bebermos desde crianças para fortalecer nossos ossos e dentes. Saiba que a cada 100 ml de um copo de leite, tem cerca de 100 IUs de vitamina D. O leite é sinônimo de cálcio, então é um ótimo alimento para você incorporar no seu dia a dia. E, caso você seja alérgico à lactose, o leite de soja ou de arroz, pode ser substituído sem problemas algum.

Salmão, sardinha e atum são ricos em vitamina D

O salmão, como a sardinha e o atum, possuem ótimos índices de Vitamina D. Em 100 g de salmão há 650 IUs. Já a sardinha enlatada, muito consumida por brasileiros, contém 46 UIs de vitamina D. E o atum, enlatado, fornece a cada 100 g, 154 IUs. Os peixes que são conservados em óleos costumam apresentar ainda maiores índices de vitamina D, porém são considerados muito gordurosos para a saúde como um todo.

Cogumelos são ricos em vitamina D

Os cogumelos são outro alimento rico em vitamina D. Para você ter uma ideia e se você gostar bastante de cogumelos, a cada três porções do cogumelo prima, por exemplo, tem apenas 178 IUs e o cogumelo maitake possui 243 IUs.

Percebe-se que não é difícil encontrar alimentos ricos em vitamina D, é apenas questão de saúde. Então, prefira consumir estes alimentos para que você não tenha deficiência desta vitamina.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.