Alimentos ricos em carboidratos

Confira uma lista de alimentos ricos em carboidratos simples e complexos, essenciais para o nosso corpo.

Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso corpo realizar os exercícios físicos e as nossas tarefas diárias. Os carboidratos também são uma fonte de gordura, que pode provocar o ganho de peso, principalmente em quem quer emagrecer. Mas, se você pensa que retirá-lo da dieta é a melhor forma de perder peso, está enganado.

Como já dito, o carboidrato é o combustível do corpo, logo, é através dele que você perderá gordura, se você estiver proporcionando ao seu corpo uma dieta balanceada.

Se você não come carboidrato, a energia sai da gordura acumulada nos músculos, logo, o estoque uma hora acaba e seus músculos começam a aparecer mais finos. Então, se você quer emagrecer saudavelmente, e ter um corpo bacana, você deve ingerir carboidratos, conforme a regra.

Mas, o excesso de carboidrato não é uma boa ideia porque pode trazer riscos à saúde, como a diabetes e a obesidade, afinal, no carboidrato também há açúcar, como os pães e massas. Assim, é recomendável ingerir cerca de 200 a 300g de carboidratos por dia.

Alimentos ricos em carboidratos

Lembrando que se você não treina à noite ou não faz nada após o jantar, não se deve consumir esse nutriente depois das 19hs, porque o seu corpo não precisará de energia para dormir, não é mesmo? Para que você saiba quais são os alimentos ricos em carboidratos, é preciso saber a diferença entre carboidratos simples e carboidratos complexos.

A diferença que reside entre os dois tipos de carboidratos é a quantidade de açúcar, vejamos:

Carboidratos simples: são aqueles considerados mais doces, porque a absorção do organismo ocorre de forma mais rápida, levando esse açúcar diretamente para o sangue e ainda trazendo menos saciedade ao indivíduo. Isso quer dizer que para quem sofre de diabetes ou quer emagrecer, não é recomendável ingerir essa parcela de carboidrato, uma vez que você sentirá mais fome e com isso consumirá mais calorias do que o necessário.

Carboidratos complexos: São aqueles alimentos que possuem baixo índice glicêmico, logo, menos doces, que deixam o corpo mais saudável e saciado por mais tempo. Aliás, os carboidratos complexos têm ainda mais vitaminas e ferro, fortalecendo o sistema imunológico e assim, sendo ótimos para os portadores de diabetes.

Alimentos ricos em carboidratos simples 

  • Açúcar
  • Refrigerante
  • Arroz
  • Pão
  • Macarrão
  • Mel
  • Cereais

Alimentos ricos em carboidratos complexos

  • Pães integrais
  • Arroz integral
  • Macarrão integral
  • Cenoura
  • Amendoim 

Saiba que aquelas dietas que promovem emagrecimento rápido geralmente tendem a cortar os carboidratos nos primeiros dias para que o corpo entre em choque. Não é recomendável fazer esse tipo de dieta, uma vez que o corpo necessita do carboidrato para produzir energia e deixar o indivíduo mais ativo e forte para o dia inteiro.

Logo, quando se corta o carboidrato, a sensação de fraqueza e cansaço é muito maior, levando a desmaios. Os carboidratos também servem para quem quer ganhar massa magra, por isso que os atletas e frequentadores de academia comem carboidratos antes do treino, para fornecer energia e melhorar o desempenho no treinamento.

Seja qual for o seu objetivo, você não poderá ficar sem consumir carboidratos. Adapte-os às suas necessidade.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.