Alimentos que aliviam enjoos na gravidez

Alimentos que aliviam e são bons contra os enjoos na gravidez e dicas para não sofrer tanto neste período especial.

Quando a mulher está grávida, é muito comum sentir enjoos durante os primeiros meses. Quando elas se sentem enjoadas e chegam a vomitar, quer dizer que tudo está ocorrendo do jeito que deveria ser. Isso porque o enjoo é causado pela intensidade de hormônios que a mulher está produzindo, como a progesterona e o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), assim, o enjoo é um sintoma de que a placenta está fornecendo os nutrientes necessários para o bebê.

É um incômodo, mas na maioria das vezes, é perfeitamente normal se sentir enjoada. Aliás, como a gestante está mais sensível, é comum enjoar com cheiros e gostos de muitos alimentos. Caso persista, o indicado é conversar com o ginecologista ou obstetra para receitar a melhor medicação ou uma dieta específica. Geralmente, o que também está vinculado aos  enjoos é o cansaço e o estresse. Por isso, verifique os sintomas corretamente.

O grande erro que você deve evitar é se automedicar. É mais comum alimentar-se com ingredientes específicos que ajudam a combater esse mal-estar, entretanto, existem alguns casos que a grávida necessita tomar medicamento. O que você deve ter em mente nessa hora é que logo o bebê está vindo, então, pense que junto com os enjoos também vem os desejos. Tente levar uma gravidez bem tranquila, sem estresse, principalmente com tantos hormônios à flor da pele.

Alimentos aliviam enjoos na gravidez

Alimentos que ajudam a diminuir os enjoos e a sensação de náusea durante a gravidez:

Bolacha de água e sal

A grávida precisa sempre ter em mãos esse tipo de biscoito, porque além de serem salgados, são mais fáceis de digerir, deixando o estômago mais preparado para outras refeições.

Frutas cítricas

Mais especificamente o limão, esse tipo de fruta cítrica, por ser azeda, é um ótimo aliado para conter enjoos, principalmente se for um suco puro e natural ou até mesmo um picolé.

Gengibre

O gengibre tem como principal capacidade, nesse caso de enjoo, diminuir a irritação da parede estomacal, facilitando a digestão. A dica então é ter sempre na bolsa e perto de você, balinhas de gengibre.

Água

Hidratar-se é a chave para evitar enjoos. Beba água.

Dicas extras contra enjoos na gravidez

Como o bebê está crescendo no útero, empurrando o estômago, é normal sentir que sua garganta está queimando, como se fosse uma sensação da azia. Por isso que é indicado ficar deitada para evitar que o estômago faça movimentos bruscos. Geralmente, os enjoos costumam a aparecer pela manhã, então, é preciso se alimentar bem, jamais pulando as refeições e comer de 3 em 3 horas para o organismo absorver os nutrientes e mandar para o bebê.

Lembre-se de que você precisa estar saudável para que o bebê se desenvolva bem, então, se os vômitos e enjoos forem intensos, não pense duas vezes antes de procurar seu obstetra para evitar possíveis deficiências de vitaminas e nutrientes que tanto a gestante quanto o filho precisam ter.

Os enjoos, na maioria das vezes, passam, logo, não precisa ter medo ou ficar estressada por causa disso. Tente manter a calma.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.