Alimentos bons para o sangue

Confira quais são os alimentos bons para o sangue, e passe a incluí-los no seu cardápio diário para fortalecer a sua saúde.

Existem muitos alimentos bons para o sangue, principalmente se você tem problema de hipertensão e de má circulação sanguínea.

É importante que você os conheça e passe a incluí-los no seu cardápio diário, por isso, preparamos a lista abaixo, veja:

Legumes e frutas

Rico em fibras e nutrientes, feijão e legumes ajudam a eliminar o colesterol nocivo (LDL) e triglicérides inferiores. É importante comer! A clorofila é o nutriente da planta que dá aos vegetais a sua cor verde. É muito semelhante à da molécula de hemoglobina. Aumentar a ingestão de verduras combinadas com ferro ajuda a impulsionar o seu sangue. Frutas e legumes são embalados com nutrientes e fitonutrientes que constroem o sangue e reduzem a placa arterial, tornando-os aliados essenciais no sangue e saúde cardiovascular.

Ferro

Ferro forma o centro da molécula de hemoglobina tornando-se essencial para que o sangue seja forte. Muitas mulheres que estão na pré-menopausa são deficientes em ferro e podem precisar de suplementação. Alguns alimentos que são boas fontes de ferro: lentilhas, feijão, ameixas secas, verduras, carne e bisões.

Alimentos bons para o sangue

Vitamina B

As vitaminas do complexo B, B-6, B-12 e ácido fólico são essenciais para reduzir a quantidade de homocisteína no sangue. Altos níveis de homocisteína foram ligados à obstrução arterial e doenças do coração, tornando-se essencial o controle.

Pimenta

A pimenta ajuda a purificação do sangue e estimula a velocidade da atividade cardiovascular e a redução da pressão arterial. Então, adicione a pimenta às suas refeições para o sabor e um sistema cardiovascular mais forte.

Aloe vera

O Suco de aloe vera tem sido utilizado por muitos anos por herbalistas como um impulsionador natural do sangue. Ele limpa as artérias e é anti-inflamatório. Também é rico em aminoácidos, enzimas, clorofila, vitaminas e minerais, todos os quais ajudam a construir um sangue forte.

Mais fibras

Pesquisas mostram que uma dieta rica em fibras solúveis é eficaz na eliminação de acúmulo de placas nas artérias. Portanto, faça um plano alimentar que englobe as fibras, mas não se esqueça de manter o corpo hidratado a fim de evitar a prisão de ventre.

Dieta alcalina

O pH do sangue é naturalmente 7.365, mas a dieta alcalina pode causar o equilíbrio para deslocar um pouco em favor de acidez, que vasculha as paredes arteriais. Redução de açúcar, refrigerantes, carne e alimentos processados em favor de vegetais alcalinos (quase todos os vegetais são alcalinos); frutas alcalinas como abacate, coco fresco, limões, limas e toranja; legumes alcalinos como lentilhas, feijão branco e soja; sementes como amêndoas, sementes de abóbora, couve, e sementes de gergelim; e grãos alcalinos como trigo sarraceno, quinoa e espelta, são alguns dos alimentos que você precisa ingerir para deixar seu sangue mais forte e menos suscetível à infecções.

Dica

É indicado que você sempre verifique com seu profissional de saúde ou um médico antes de fazer quaisquer mudanças na dieta ou estilo de vida. Antes de começar a tomar suplementos de ervas, faça uma bateria de exames para verificar como está o seu metabolismo a fim de prevenir inflamação ou alergia alimentar. Procure um nutricionista e faça uma reeducação alimentar.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.