Alimentos bons para o estômago

Confira alguns alimentos bons para o estômago. Estes alimentos podem aliviar aqueles problemas que tanto nos incomodam.

Às vezes, nem sempre o estômago funciona bem, ficando inchado e preso. Isso reflete no nosso humor e nas nossas atividades do dia a dia. Até mesmo quando sentimos azia, o estômago fica estranho. Por isso que, selecionamos para você alguns alimentos que fazem o intestino funcionar bem melhor todos os dias.

Banana

Aqui está mais uma razão para as bananas continuarem a ser um impulsionador da energia recomendado para os corredores de maratona: bananas são facilmente digestíveis e geralmente não perturbam o estômago. O fruto é realmente conhecido por ajudar quem está com problemas de estômago, já que contêm pectina, que ajuda a regularizar o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre.

Mamão

Comer mamão ajuda a incentivar a digestão, aliviar a indigestão, e também ajudar contra a constipação. A magia está na enzima de nome papaína e quimopapaína, as quais ajudam a quebrar as proteínas e acalmar o estômago através da promoção de um ambiente ácido saudável.

Mamão e banana são bons para o estômago

Arroz branco

Quando o estômago está se sentindo confuso, é uma boa ideia consumir alimentos brancos suaves como o arroz, torradas, ou batatas cozidas. Além de não colocar estresse adicional em um sistema digestivo já sensível, esses alimentos ajudam a aliviar a diarreia por absorção de fluidos e adicionar volume no estômago, evitando a retenção de líquido.

Gengibre

Numerosos estudos têm mostrado que o gengibre funciona bem como um remédio anti-náuseas e ainda melhora a saúde global do sistema digestivo.

Se você decidir tomar o gengibre, o limite recomendado é de 4 gramas diárias. Você também pode optar por mastigar um pedaço de gengibre fresco ou um pedaço de doce de gengibre. O que muitas pessoas fazem é adicionar o gengibre em um chá quente, para acalmar o estômago e fazer com que o sistema digestivo seja estimulado para que acabe a prisão de ventre. Sem contar que o gengibre também é um ótimo nutriente para o fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Chá de ervas

Tem sido observado que os chás de ervas têm propriedades curativas específicas para o estômago. Um estudo recente indica que o chá hortelã-pimenta ativa um canal que relaxa o estômago. Além disso, para aliviar os sintomas associados com a constipação intestinal, a hortelã-pimenta, também foi observado que ajuda a diminuir as náuseas. Pequenos estudos também têm indicado a camomila para aliviar dor de estômago e dor abdominal. Além destas propriedades, lembramos que tais chás são excelentes calmantes.

Iogurte

A maioria dos laticínios pode ser prejudicial para uma dor de estômago, mas uma porção de iogurte natural pode ter um efeito oposto. A chave é ter certeza de que você está escolhendo um iogurte que é rotulado como tendo "culturas ativas", como o Yakult, que tem lactobacilos vivos. Essas culturas vão aumentar o número de boas bactérias no seu intestino, auxiliando na digestão e reduzindo a desconfortável sensação de estar inchado. O ideal é escolher iogurte natural orgânico.

Da próxima vez que você sentir que seu estômago está estranho e muito parado, experimente comer ou tomar um desses ingredientes.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.